O que aprendi em 52 semanas
O poder de realizar algo de forma consistente por 52 semanas. A edição de hoje é uma retrospectiva de 2023 e um apanhado das experiências ao escrever esta newsletter! Vamos nessa?
Salve meus consagrados de receita!
Finalmente chegamos aqui na edição #52 desta newsletter (a última do ano).
A edição de hoje será leve, como um bate-papo,…
Mais ainda, falaremos menos de receita e mais de como foi a experiência de rodar esta news por 52 semanas, de forma ininterrupta, em 2023!
Hoje o foco será o bastidor dessa entrega e principalmente os aprendizados ao rodar este projeto neste ano.
Vamos começar?
A experiência
Tudo começou em Novembro/2022 com uma demissão inesperada. Deste momento em diante eu só tinha uma certeza:
Se eu quisesse me recolocar da melhor forma possível (nesta ou em outras potenciais ocasiões futuras), eu precisaria criar um sobrenome que fosse maior do que o nome da empresa que eu trabalhava (como CLT).
Mais ainda:
Se eu quisesse me posicionar como um empresário/empreendedor e com isso vender meus primeiros clientes, seria muito estratégico que eu compartilhasse conhecimento com profundidade sobre a minha área de especialização: Arquitetura de Receita!
E aí, não deu outra:
No dia 03 de Janeiro de 2022 eu escreveria o primeiro post desta news:
Praticamente 1 ano depois, estou aqui escrevendo a última edição do ano, 52 semanas depois.
Foi uma experiência mágica compartilhar um pouco do que acumulei de conhecimento em Receita nos últimos anos aqui com vocês nesta newsletter.
Alguns itens em especial, fizeram com que esta experiência fosse uma das mais ricas da minha vida, até então,…
Quer acompanhar meus principais aprendizados nesta jornada? 👇
Os aprendizados
Separarei os meus aprendizados por grupos, para facilitar a leitura e o entendimento.
Vamos lá?
1/ Sobre autoridade
O
que escreve hoje em Dezembro/2023 é outra pessoa e profissional em relação ao Thiago Lisboa de Janeiro/2023. Meus principais aprendizados aqui nesta área foram:A Síndrome do Impostor realmente nos impede de colocar para fora aquilo que sabemos (sob o medo de sermos taxados com os piores adjetivos que tem por aí). O meu único arrependimento aqui foi ter esperado tanto tempo para começar este projeto;
O maior ativo que você pode construir no mundo profissional é um sobrenome sólido (Deixei de ser o Thiago da empresa XPTO para me tornar simplesmente o Thiago Lisboa);
Ao passo que você começa a compartilhar aquilo que sabe, começa a acontecer um movimento mágico: A inversão na equação de valor (você passa a receber mais convites de cafés, participação em eventos, reuniões, etc,… do que fazer estes convites);
O seu “valuation” pessoal/profissional começa a crescer consistentemente no decorrer das semanas e meses (isto quer dizer, o seu valor passa a ser percebido de forma mais sólida do que apenas o seu preço / e isso inevitavelmente será refletido na sua prestação de serviços);
Você percebe que ao mesmo tempo que sente que ainda tem muito a aprender sobre o assunto, passa a referenciar centenas, milhares e milhões de pessoas com o seu conteúdo, recebendo feedbacks e elogios sobre suas entregas (você entende que precisa estar apenas 1 capítulo a frente da sua audiência naquele determinado assunto).
2/ Sobre escala
Não se trata apenas de construção de autoridade,…
Se trata de comunicar em escala! E isso é viciante,…
Alguns dos principais aprendizados sobre escala:
Produzir conteúdo em escala, com profundidade e de forma intencional aqui nesta news marcou a minha virada de chave para me tornar um criador digital. E essa é uma grande mudança de paradigma na vida de um profissional (pelo menos foi para mim);
Escrever para a
me permitiu ecoar a minha mensagem mais longe (e com isso conquistar clientes, participações em eventos, construção de comunidades, produtos digitais, mentorias, negócios e sociedades);O conteúdo produzido passou a ser uma biblioteca gratuita para que potenciais clientes pudessem avaliar o meu conhecimento antes de me contratarem (uma bela construção de um funil e de um portfólio online);
Esta news foi a motivação de projetos maiores (produtos digitais) que somaram mais de R$ 320k de faturamento em 2023;
Depois que você aprende a comunicar e vender em escala (ao invés do tradicional 1-para-1, um mundo de possibilidades/oportunidades se abre).
3/ Sobre constância
Essa é, em minha humilde opinião, a parte mais difícil de todo este processo.
Alguns pontos relevantes desta jornada:
Tem semanas que você simplesmente não está com cabeça para produzir o conteúdo (e você precisará engolir todas as desculpas e simplesmente fazer o que tem que ser feito);
Houveram ocasiões extremamente delicadas neste ano e que eu preferiria não fazer nada (Ex: Algumas edições foram produzidas enquanto eu estava ao lado de um leito na UTI acompanhando a minha avózinha em um câncer terminal / Houve edição em que eu estava no hospital acompanhando o nascimento da minha filha / Houveram semanas que simplesmente não deu tempo de produzir o conteúdo e eu precisei varar madrugadas em claro fazendo o que tinha que ser feito).
Enfim, por mais que você se planeje, as coisas sairão do controle e honrar a constância/consistência é um jogo de gente grande. Termino esta edição e um flash passa pela minha cabeça (sentimento de orgulho e de realização).
4/ Sobre legado
Um legado é plantado a cada edição que vai para o ar. Alguns insights sobre este legado:
Alguns conteúdos reverberam e continuam gerando impressões por muito tempo após serem produzidos;
As pessoas simplesmente respondem os e-mails contando as suas experiências pessoais/profissionais e relatando como aquela mensagem tocou de alguma forma a sua vida e a sua empresa;
Um pedaço do conhecimento é construído e atrelado ao seu nome (você passa a fazer parte deste processo e da história).
Próximos passos
Depois desta temporada de 1 ano e 52 edições, é hora de um recesso por tempo indeterminado.
A
me fez apaixonar pela escrita!Mais ainda, me tornou um criador digital e me permitiu romper barreiras que eu jamais imaginei que seria possível romper anteriormente.
Agora chegou a hora de ir para o próximo nível:
Em 2024 será o tempo de me aprofundar em conteúdos em vídeo (em breve todos vocês serão avisados por aqui desta novidade).
Novos tempos exigem novas skills e sem sombra de dúvidas um novo Thiago Lisboa.
Para você que me acompanhou aqui neste ano, deixo o meu MUITO OBRIGADO (sem a sua audiência, esse projeto teria sido irrelevante / e eu talvez não teria tido a motivação para chegar até aqui).
Em tempo, te desejo um 2024 abençoado e repleto de muita RECEITA!
Por ora, deixo aqui um ATÉ BREVE!!!
Se você ainda não me segue no LinkedIn, fique à vontade para me acompanhar clicando aqui!
Curtiram essa edição? (não deixe de apertar o botão CURTIR aqui, COMENTAR abaixo a sua opinião ou RESPONDER este e-mail com a sua visão sobre o post). Você não faz ideia o quanto isso é importante para nós criadores!
🧙 Call to action
Quer ir adiante em sua jornada B2B? Conheça nossos produtos 👇
🎩 OUTREACH MÁFIA: Conheçam o nosso mais novo grupo de avisos e insights sobre Geração de Demanda B2B e Prospecção Passiva e tenha acesso a uma pílula diária para transformar a sua operação. Junte-se à máfia aqui!
🔍 GERAÇÃO DE DEMANDA B2B: Caso queira escalar demanda em sua empresa B2B, não deixe de agendar uma sessão estratégica para a sua empresa B2B com a TRA Aceleradora!
E aí líder de receita, o que você achou deste bate-papo sobre as 52 edições da TRA? Caso faça sentido, encaminhe essa newsletter para a sua rede de contatos e abra um espaço para a discussão!
Seguimos firmes destrinchando e escalando receita em empresas de tecnologia!
Se você chegou até aqui, muito obrigado pela sua leitura! Nos vemos em breve! :-)
Parabéns Thiago, um walktoTalk digno de autoridade como CRO, tem história, tem emoção, tem empatia e tudo que nós como leitores e assinantes identificamos valores. Salve Lisboa, sucesso nos anos vindouros.